logo AMTRJ
Duas mãos brancas e feminas tocando piano

FORMANDOS UFRJ | Musicoterapia

03 de Julho de 2025

Atualizado em: 03 de Julho de 2025

Celebramos a formatura da primeira turma do Bacharelado em Musicoterapia da UFRJ!Uma conquista histórica que carrega mais de 10 anos de luta para instituir o primeiro curso multiunidades da área da saúde, com grade curricular em conformidade com as demais carreiras da área da saúde e nota máxima no MEC!As aulas da graduação de musicoterapia foram consteladas em campus universitários distantes fisicamente na cidade do Rio de Janeiro, como o Centro das Ciências da Saúde (CCS) no Fundão, a Maternidade Escola (ME) em Laranjeiras, o Instituto de Psiquiatria (IPUB) na Urca, a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) no Fundão e a Escola de Música (EM) no Centro do Rio.Agora imagine o planejamento, logística, alocação de recursos e a viabilidade de horários, salas, transporte para os alunos e professores? Campus universitários fisicamente distantes em uma cidade grande como Rio de Janeiro, com certeza não faltaram desafios para os coordenadores do curso, Beatriz Salles e Marcus Vinícius Machado de Almeida.Mas como estratégia de integração da Musicoterapia à universidade foi genial, pois tanto a Graduação de Musicoterapia ficou conhecida como as equipes multidisciplinares passaram a contar com a possibilidade de enriquecimento de suas clínicas através da inserção de profissionais, professores e alunos da musicoterapia.Logo no inicio de 2020, o curso atravessou seu maior desafio que foi o momento da pandemia de COVID-19, mas a formação seguiu firme. A adaptação rápida da UFRJ, o apoio da comunidade de musicoterapeutas da UBAM e universidades como UFMG, UFG, UNESPAR e UFSB, que participaram ativamente colaborando, ministrando disciplinas e seminários aos alunos de musicoterapia, foi determinante para transformar aquela drama em uma grande oportunidade de aprendizado e integração.O curso também expandiu as fronteiras na Extensão Universitária, dialogando com todas as áreas da saúde e em constante interlocução com dezenas de Projetos de Extensão, com os alunos da musicoterapia engajados em ações sociais, passando por serviços na área de saúde, área de educação e divulgação científica. Como destacou o professor Pedro Gabriel, "essa inovação fortaleceu o IPUB e a UFRJ como um todo".

Homenagens especiais:Paraninfa: Professora. Bianca Bruno BarbaraProfessoras homenageadas: Beatriz Salles e Marly Chagas.

Presenças marcantes: Vice-Reitora, Profª Dra. Cássia Turci, diretor do IPUB, professor Pedro Gabriel, diretor da Escola de Música, professor Ronal Silveira, colaboradores, MTs da AMT-RJ, familiares e amigos.

Essa vitória também abriu caminhos potentes:

• Acesso a centenas de programas de pós-graduação.• Abertura da formação dos alunos de MT em diálogo com centenas de Projetos de Extensão Universitária.• Abertura à centenas de programas de pesquisa da UFRJ• Abertura aos Programas de Pesquisa e Iniciação Científica aos alunos de MT .• Integração dos alunos de MT às equipes multiprofissionais de saúde no Hospital Universitário, Maternidade Escola, IPUB, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, entre outros.

Musicoterapia na UFRJ é potência, é abundância, é futuro.Um novo capítulo se inicia!

Confira as fotos >> https://www.instagram.com/p/DJt97MrtvrY/?igsh=YXlkcGY4M2YxcHd4

Voltar para todas as notícias.