Simpósio em Homenagem ao Dia do Musicoterapeuta
De:
12 de Setembro de 2025
10:30
Até:
12 de Setembro de 2025
15:30

Gratuito
Link para inscrição: https://forms.gle/BKKXGuVqNWxKVte16
Em nome da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro e da graduação de Musicoterapia da UFRJ, em comemoracao aos 30 anos da UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia), gostaríamos de convidá-los para o Simpósio da Musicoterapia realizado anualmente em homenagem ao dia do Musicoterapeuta.
Às 10h30 teremos a mesa redonda sobre "A Musicoterapia e o IPUB: Contrapontos Polifônicos" apresentando os caminhos percorridos pela Musicoterapia na UFRJ a partir do trabalho desenvolvido no Instituto de Psiquiatria e suas relações com a profissão, a Formação e a Prática Clínica.
Na parte da tarde, às 14h00, teremos a palestra “Psicopatologia Estética: um outro olhar para a produção de vida”, tema da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pelo Mt. Dr. Paulo de Tarso de Castro Peixoto no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da Profa. Dra. Mônica Alvim. A Psicopatologia Estética emerge como uma proposta inovadora para compreender os fenômenos humanos em sua potência de existir. Trata-se de uma epistemologia da complexidade e do entrelaçamento transcultural que se fundamenta na força expressiva das artes e na corporalidade dos encontros — espaços onde o sofrimento, o desejo e a criação se entrelaçam em novas formas de cuidado, escuta, produção de sentidos e de vida, inspirada nas filosofias de Spinoza, Merleau-Ponty, Foucault, Deleuze & Guattari, Ailton Krenak e tradições afro-brasileiras. No ano de 2026 o livro sobre a Psicopatologia Estética será lançado em língua francesa no Canadá e na França.
.