O que é
Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. (Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996)

Inscrições no CBO
Inscrita sob o novo número no CBO 2263-05 no Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão musicoterapeuta tem nas associações de musicoterapia suas entidades de classe, as quais são filiadas à União Brasileira das Associações de Musicoterapia – UBAM

O que faz?
O musicoterapeuta realiza tratamento musicoterapêutico para a promoção da saúde de pacientes e clientes (sadios ou não), fazendo e utilizando música, estabelecendo vínculo sonoro-musical, interagindo, intervindo e realizando uma leitura musicoterapêutica. Considera o ser humano como um ser bio-psico-socio-espiritual.

Onde atua
Os musicoterapeutas atuam de forma individual ou em equipes em:

– Consultórios
– Ins. de Saúde Públicas e Privadas
– Ins. de Ensino Públicas e Privadas
– Ins. de Amparo Social Públicas e Privadas
– ONGs – Organizações Não Governamentais
– Comunidades
– Atendimento Domiciliar (Home-Care)
– Programas de Promoção de Saúde
– Pesquisa e Desenvolvimento
– Assessoria e Consultoria

Público alvo: gestantes; bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

Formação no Rio
Para o exercício da profissão de musicoterapeuta exige-se curso superior (bacharel) em Musicoterapia ou curso de especialização em Musicoterapia, oferecido por Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC.
Conservatório Brasileiro de Música Rio de Janeiro Bacharelado e Pós-Graduação Lato Sensu em Musicoterapia.
www.cbm-musica.org.br

Para informações acerca de cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Musicoterapia acesse o site da União Brasileira das Associações de Musicoterapia- UBAM
www.musicoterapia.mus.br

Concurso no estado
>> DEGASE (2012)
>> Prefeitura de Búzios – RJ (2012)
>> Prefeitura Rio das Ostras – RJ
>> Concurso São João da Barra (2010)

Panorama no estado